terça-feira, 13 de abril de 2010

Nossas Origens e Tradições.





Muitas pessoas possuem um ascendente, seja da Itália, de Portugal, Espanha ou do Japão. Nossa geração é descendente de imigrantes de uma época que foi muito importante para a formação da história econômica e social do nosso país.
A imigração italiana no Brasil teve como ápice o período entre 1880 e 1930. Segundo estimativa da embaixada italiana no Brasil, vivem no País cerca de 25 milhões de descendentes de imigrantes italianos.
Os ítalo-brasileiros estão espalhados principalmente pelos estados do Sul e do Sudeste do Brasil, quase metade no estado de São Paulo. Assim, os ítalo-brasileiros são considerados a maior população de oriundi (descendentes de italianos) fora da Itália.
É importante notar, contudo, que o Censo Brasileiro não pesquisa este tipo de informação, nem a Embaixada Italiana no Brasil realiza pesquisas nesse sentido.

Fonte de Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_no_Brasil

Podemos resgatar nossas origens através de pesquisas em escolas, listas telefônicas. Muitos podem até não ter mais o mesmo sobrenome original por causa de casamentos e dos recenseamentos feitos na época da I e II Guerras, mas todos tem uma origem.
É muito importante este resgate histórico, pois através deste conhecimento, de saber quem somos, de onde viemos, vamos identificar de onde surgiram as festas regionais e as tradições de uma certa localidade é ainda uma questão de identidade cultural.
O povo italiano é famoso no mundo todo pela arte, pela beleza, pela cultura e também pela habilidade no cultivo da terra.
Embora tenha sido a região Sul a pioneira na imigração italiana, foi a Região Sudeste aquela que recebeu a maioria dos imigrantes. Isto se deve ao processo de expansão das lavouras de café em São Paulo.
Era muito comum em Dourado, em tempos atrás, o cultivo de um jardim, com muitas flores à frente das casas. Exemplo típico do costume das famílias italianas, assim como o almoço aos Domingos com toda a família reunida com a tradicional macarronada à mesa.
A imigração italiana no Brasil ficou marcada por ter vindo, sobretudo, do Norte da Itália, porém, a presença de pessoas originárias do Centro e Sul da Itália, sobretudo no início do século XX, para as plantações de café paulistas.






Jornal de época de São Carlos e a Lista dos Sobrenomes das Famílias Italianas vindas à esta região:






















Instituto Ítalo Brasileiro de São Carlos:
Rua General Osório, 1094 - Centro - São Carlos – SP
Telefone: (16) 3371-1096 ou (16) 3411-1164

Existem sites que podemos estender nossa pesquisa:
Colaboração:
Kate Agnelli.
www.kate-agnelli.net
www.kate.agnelli.pessoal.ws