quinta-feira, 10 de junho de 2010

Rua 24 de Junho









Data Comemorativa ao Santo Padroeiro de Dourado, São João Batista.
Inicia na rua José Victorino da Silva e termina na rua Capitão Adolfo Manoel Alves, Bairro Jardim Novo Dourado.
Esse santo é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró.

No Nordeste do País, existem muitas festas em homenagem a São João, que também é conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta.

Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão.

Hoje, nas cidades nordestinas, existe o costume de, na madrugada do dia 24 de junho, tomar banho em um rio ou mesmo mergulhar uma imagem do santo, como forma de purificação. Esse costume remonta a história de João, que pregava às margens do rio Jordão, em Israel, e batizava os fiéis que se convertiam ao cristianismo mergulhando-os nas águas.





Já na cidade de Dourado, como reza a tradição desta data, é celebrada uma Missa à São João Batista na casa de uma das famílias devotas e depois ocorre uma Procissão em companhia do Andor, Bandeira e Mastro de São João pelas principais ruas da cidade. Chegando à Igreja Matriz há o Levantamento do Mastro e muitos fogos. Enquanto a Banda 19 de maio toca músicas no coreto indicando o início de mais uma Festa Junina. O fim da Festa, na segunda quinzena de julho, fecha também com uma Missa e a Procissão acompanhada pelos Andores de todos os Santos pelas ruas da cidade.





João é considerado o santo mais próximo de Cristo. Além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do Jordão.
Pesquisa: Porto Web (Datas Comemorativas).

Ver também: