segunda-feira, 20 de maio de 2013

Acessa SP, no Programa de Rádio, com o Grupo Ecociente.


Acessa SP no Programa de Rádio - Dourado FM – 104,9 com o Grupo Ecociente.

O Acessa SP teve mais uma oportunidade para divulgação dos serviços de utilidade pública à população sobre o Programa de Inclusão Digital que desenvolve há sete anos em Dourado.

Pelo convite com o Grupo Ecociente apresentamos no sábado, dia 18 de maio, uma homenagem ao aniversário da cidade. 
 
Há 3 anos o Grupo Ecociente vem realizando um Programa de Rádio, desenvolvendo temas sobre a preservação do meio ambiente.

Nesta data iniciou-se a apresentação com Isabela, aluna do 2º colegial da E.E. Dr. Salles Jr, falando sobre a origem do nome “Dourado”. Liliane, aluna do Curso de Administração da ETEC Centro Paula Souza, também descreveu que um dos antigos moradores, Capitão José Modesto de Abreu, doou uma gleba de terras para a formação do povoado. Marcos, aluno do 3º Colegial da E.E. Dr. Salles Jr. e também do Curso de Administração ETEC, falou sobre a Cia. das Estradas de Ferro de Dourado e sua importante participação com o desenvolvimento do município até 1930, chegando a possuir 18 mil habitantes.

Com as perguntas feitas por Thaís, aluna do Curso de Administração da ETEC, pude descrever sobre o Acessa SP em Dourado.

O que é o Acessa SP? Como as pessoas podem participar?
O Acessa SP é um Programa de Inclusão Digital. Foi um convênio firmado há 7 anos entre a Prefeitura de Dourado com o Estado. E todas as pessoas podem participar.
Apenas a apresentação da identidade, RG, é obrigatório.
Aos menores de idade os pais precisam assinar uma autorização no local.

O que pode ser feito no Acessa SP?
Impressão de Documentos: 2ªs vias das contas de água, luz e telefone, boletos, currículos e trabalhos escolares.
A pessoa pode ainda aprender a criar com segurança um perfil numa rede social, e-mail.
Além dos cursos que o Acessa SP dispõe: “Como usar e gerenciar seus e-mails”, “Editoração e Processamento de Texto”, “Navegação e Pesquisa na internet”, “Publicação de Conteúdo na Internet”, entre outros.

Onde fica o Acessa SP?
Ao lado da Escola Dr. Salles Jr. (Rua Cap. Leopoldo Adolfo Machado, nº 635 – Centro).

Como surgiu a idéia de fazer o blog?
O Blog surgiu com a Rede de Projetos do Acessa, onde cada posto pode criar um projeto e registrá-lo na Rede. No Acessa de Dourado resolvi criar um Projeto com o Nome: “Blog conta a história de Dourado”.

Onde/com quem você busca as informações? Qualquer pessoa pode colaborar com o blog?
A população de Dourado traz muita informação importante, principalmente dos habitantes mais antigos. Encontrei muito material no acervo da Biblioteca Pública Municipal e também quem puder colaborar pode participar com alguma foto de época ou artigos de jornais onde o principal assunto é divulgar e preservar a história da cidade.

De todas as notícias publicadas, qual você mais gosta e por quê?
Na verdade o que eu mais gosto é quando existem pessoas que tem interesse pela história da cidade, assim como o Grupo Ecociente, as classes das escolas que foram visitar o Acessa SP e conhecer mais sobre o Programa e o Blog de Dourado.
Endereço do Blog: www.douradocidadeonline.com

E já que o tema do programa é Dourado, gostaríamos que você separasse umas 5 curiosidades sobre a cidade para contar pra gente.

O Café até 1930 , era o produto cultivado que representava 60% das propriedades de Dourado. Nessa época a Ferrovia Douradense tinha um papel muito importante, pois transportava o café até o Porto de Santos e São Paulo. Dourado ainda nessa época chegou a possuir 18 mil habitantes. A Ferrovia comportava o emprego de 300 pessoas em Dourado.

    - Como o tempo na Rádio é curto gostaria que as pessoas acessassem o blog: www.douradocidadeonline.com onde lá vão encontrar assuntos importantes. O blog não traz somente notícias antigas, traz também muita curiosidade sobre os dias de hoje. Por exemplo, no blog a pesquisa pode ser sobre personalidade douradense, sobre os desfiles cívicos, sobre os nomes dos clubes de Dourado, os nomes das Praças, Escolas e ainda a pesquisa pode se estender como era a Juventude dos anos 70 aqui em Dourado.
Fotos: Rádio Dourado FM - 104,9.

 Grupo Ecociente - da esquerda à direita: Liliane, Thaís, Isabela e Marcos.
Radialista: Flávio.



Da esquerda à direita.
Grupo Ecociente: Marcos, Liliane, Thaís, Isabela e Fernando do Acessa SP.


Gostaria de destacar a entrevista que o Grupo Ecociente fez com as professoras da E.M.E.F. Senador Carlos José Botelho.

Texto de Liliane e Isabela.

É pessoal não poderíamos deixar de falar sobre a escola Senador que foi tombada patrimônio histórico, construída graças ao Senador Carlos José Botelho, por isso seu nome! Dizem que o mesmo desenhou o esquema da construção com sua bengala no chão onde foi construída. Grande parte dos moradores da cidade já estudou na escola que marca lembranças de muito carinho e respeito pela primeira escola de Dourado.

Aproveitando que minha colega Isabela contou para vocês um pouco sobre a escola eu vou falar um pouquinho sobre o Hino do Senador.
Fomos conversar com a professora Rogéria Peichim uma das autoras, junto com a professora Carla Casadei Torres, do hino da escola e perguntamos a ela:

1) Qual a importância da escola Senador para você e para Dourado?
R: Para mim em primeiro lugar aprendi que ela faz parte da minha vida, e para Dourado ela é o maior símbolo da educação da nossa cidade.
2) De onde surgiu a inspiração para escrever o hino da escola Senador?
R: Quando agente gosta muito de uma coisa isso esta dentro de nós como se fosse natural, isto é naturalmente uma inspiração.
3) Quanto tempo levou para escreve-lo? E em que ano foi escrito?
R: Levou 1 hora para escrevê-lo. E foi escrito no centenário da escola
4) Para você, foi um privilégio escrever o hino?
R: Foi sim, pois foi bom dizer o que sinto pela escola e pelos alunos e isso ser lembrado e cantado por todos.
5) Qual a importância do hino para a escola?
R: É uma bandeira que é expressa através de palavras e da musica.
6) Gostaria de deixar alguma mensagem?
R: Espero que todos tenham o mesmo orgulho que eu tenho de ter pertencido ou pertencer à família da escola Senador.
Nosso Muito obrigado, professora Rogéria, pela contribuição com o programa!

    (Isabela).
Vamos chegando ao fim do programa de hoje e não poderíamos deixar falar do hino de Dourado né! Ele que foi instituído em oito de abril de 1997 escrito pela Miltes Galassi, que foi autora de vários livros como Antologia Poética e Timor "poemas de Esperança”. E em sua homenagem o Centro Cultural de Dourado recebe o nome de Miltes Bueno Galassi.
E mais uma vez, colaborem com a nossa campanha de arrecadação de livros e não se esqueçam de que estaremos doando mudas amanhã, 19 de Maio.
Voltamos no dia 01 de junho. Mandem sugestões em nosso blog: http://grupoecociente.blogspot.com.br/ ou no face ecociente dourado.
Nossos parabéns merecidos a Dourado que completa 116 anos.

O Programa finalizou com a música e Hino de Dourado.

Grupo Ecociente:

O Grupo Ecociente foi criado em 2011, a partir da idéia das educadoras Veridiana Guimarães e Luciana Munhoz Desajacomo, ambas engajadas na idéia de mobilizar os jovens e fazer de Dourado um município mais verde. Este ano, o grupo passa a contar com mais uma educadora: Nílvia Braga.

Viabilizado pela ACIND, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), Indústria Química Anastácio e Santa Clara Eco Resort, o projeto tem em foco a formação socioambiental e a educomunicação.

Os jovens tem entre 14 e 17 anos, e realizam diversas intervenções junto a comunidade em prol do meio ambiente.
A Prefeitura Municipal de Dourado iniciou este ano sua participação e apoio ao grupo.

Parabéns Grupo Ecociente e obrigado pela colaboração.
Fernando.

Vejam também neste blog:



















Nenhum comentário: